DNIT/SC, representantes da ACIAA, FACISC e deputados estaduais discutem construções alternativas para melhor mobilidade em trechos da BR-280

Com o objetivo de acelerar o processo de duplicação e a revitalização e demais melhorias da Rodovia BR 280, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, juntamente com as Associações Empresariais da região Norte, iniciaram no ano passado uma campanha mobilizadora para sensibilização dos representantes públicos e conscientização da população sobre a realidade da obra.

Na tarde de ontem (11) representantes da região norte do estado estiveram na Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), em Florianópolis, para pedir urgência na continuidade das obras da BR-280, tão necessária para a mobilidade urbana da região em virtude dos graves acidentes e transtornos a pedestre e ciclistas que utilizam a via de acesso às suas cidades.

A vice-presidente Regional Norte, Eluisa Maiochi, presidente da Associação Empresarial de Araquari Alcidir Boaretto, deputados estaduais Darci de Matos e Jean Kuhlmann solicitaram ao superintendente Vissilar Pretto uma atenção especial também às obras alternativas como a construção dos acessos à cidade de Araquari.

“Enquanto não sai a BR-280, a construção das três rotatórias (e ou trevo alemão) solicitadas pelos empresários e governo de Araquari vai contribuir muito para a mobilidade urbana da região, afirma Alcidir Boaretto” presidente da ACIAA.

“Em março de 2016, estivemos no DNIT, em Joinville, solicitando ao eng. Antônio Carlos Gruner Bessa, estudos de viabilidade para construção de três trevos alemães ou rotatória. Em novembro do mesmo ano também estivemos conversando com Vissilar aqui em Florianópolis, que prontamente atendeu nosso pedido. Com estudos feitos e já com o projeto na mão, saímos da reunião mais confiantes com a construção dessa obra tão importante” disse Boaretto.

Deputado Estadual Darci de Matos, solicitou uma reunião com o DNIT/SC para a próxima semana, com todos os representantes da região norte, prefeitos, Associações Empresariais e deputados estaduais e federais, para uma apresentação dos projetos alternativos para a BR-280, como a rotatória e a construção da terceira pista e, ou uma marginal no trecho Balneário Barra do Sul à Itinga, em Araquari, conforme alternativa apresentada pelo Eng. Alcidir Boaretto, Presidente ACIAA.

“O governo do Estado confirmou que faz a obra alternativa, mas precisamos definir o que é melhor para a comunidade impactada. Precisamos correr contra o tempo”, diz Darci de Mattos.

Quanto a retomada das obras da duplicação da BR-280, superintende do DNIT/SC Vissilar Pretto afirma que somente a mobilização da sociedade poderá ajudar, o governo alega a falta de recursos. “Estamos recebendo recursos e dando continuidade no lote 2.1, mas são muito poucos, temos entraves jurídicos como na região de Guaramirim que não há como dar continuidade das obras, e a construção do lote 1 –SFS/BR101, ainda não há recursos” afirma Vissilar Pretto.

Os municípios da região norte, mais atingidos pela morosidade das obras, sofrem anualmente grandes impactos econômicos e sociais pela falta de segurança e de logística da rodovia. Desde 2008 até agora forma mais de 7 mil acidentes ao longo da rodovia, dos quais resultaram em 180 mortos. A região norte perde em torno de R$ 30 milhões por ano.

Há oito anos a então ministra da Casa Civil se comprometeu em agilizar as obras de duplicação da BR 280, mas até o momento o que se tem são obras paradas e os impactos econômicos e sociais são preocupantes. “Precisamos urgente acelerar a duplicação. Além disso, a sociedade e as empresas tiveram o seu crescimento estagnado por conta da falta de infraestrutura”, destaca vice-presidente da Facisc para a regional Norte, Eluísa Maiochi.

Com um valor total estimado em R$ 974,7 milhões, os contratos vigentes englobam as obras de duplicação da BR-280/SC, ao longo de 73,9 km, incluindo restaurações e melhoramentos para adequação da capacidade e segurança da rodovia. O projeto foi dividido em dois lotes e o lote 02 foi subdividido em dois lotes de obras, distribuídos nos seguintes trechos: Porto de São Francisco do Sul e BR 101; entre a BR 101 e o trevo de acesso rodovia do Arroz, em Guaramirim; e entre o trevo de acesso a rodovia do arroz e a zona urbana de Jaraguá do Sul.

Texto e foto por: Margaret Paim – Diretora de Marketing

Anterior Assembleia Geral Ordinária do CEME (11/05/2017)
Rua Pref. Itamar Bertino Cordeiro, 37 – Centro, Araquari – SC
Seg. – Sex: 8:00 – 18:00.

Soluções

Nos acompanhe também nas redes sociais!

© 2024 ACIAA - Todos os direitos reservados.